Durante quatro anos, pesquisadores da Universidade de Derby e da Universidade Metropolitana de Manchester, da Inglaterra, estudaram o comportamento dos felinos quando eles estão soltos longe dos humanos. Eles instalaram câmeras pequenas na coleira de 16 gatos, que filmavam seus passeios e mostravam o seu dia a dia.
Um dos pontos interessantes da pesquisa é o apontamento de que os gatos vocalizam de formas diferentes para cada estímulo. Por exemplo: de um jeito quando estão com seus tutores, de outro para os gatos, outro quando vão caçar algum bichinho e até mesmo quando estão irritados com alguma coisa. Além disso, eles vocalizam de forma inusitada quando não conseguem entrar em casa por sua portinha – parece até que eles estão reclamando!
A conclusão é que, apesar da fama, os gatos não são preguiçosos e são muito ativos! Os pesquisadores ainda compilaram um vídeo com algumas das imagens gravadas e colocaram a legenda (em inglês) do que estavam fazendo naqueles momentos.
Para ver os detalhes da pesquisa, clique aqui e leia a reportagem. Caso não consiga acesso ao link, veja os prints aqui.