fbpx

Agende sua aula gratuita

Agende agora mesmo uma primeira aula gratuita (on-line ou presencial) com um dos nossos adestradores!!

Meu cão sabe quando errou?

Muitos tutores têm a certeza que seus pets sabem muito bem quando erraram, pois fazem a famosa cara de culpados. Porém, especialistas em comportamento animal já provaram que o olhar acontece, na verdade, porque os cachorros – que são excelentes leitores corporais – aprenderam a interpretar as nossas expressões e tom de voz. Além disso, também aprenderam formas de nos “dobrar”. Então, eles conseguem saber quando estamos nervosos e como devem se portar para amenizar a bronca e ganhar agrados.

Mas isso não significa que eles nunca entendem quando erram! Eles entendem, sim, se a bronca ou sinalização forem dadas exatamente na hora do erro. Isso porque, de acordo com estudos científicos, a memória episódica dos cães dura pouquíssimo tempo. Isso significa que, se você chegar e encontrar um chinelo destruído, por exemplo, ele não só não vai entender o motivo da punição, como pode usar a já citada “cara de culpado” para apaziguar a situação. Ou seja, esse tipo de bronca não tem nenhum valor e, de quebra, pode abalar a relação entre você e o peludo.⠀

Dessa forma, como muitos erros costumam acontecer quando não estamos por perto, a forma mais eficaz de ensinar o pet é, em vez de dar bronca, associar os comportamentos certos a reforços positivos, como petiscos, carinho, elogios e brincadeiras!

Agende sua aula gratuita

Agende agora mesmo a sua aula gratuita (on-line ou presencial) com um de nossos adestradores!!

Cuidados com o pet no verão

As altas temperaturas do verão fazem com que a maioria dos tutores se sinta mais motivado a passear e fazer mais atividades ao ar livre com os seus peludos, o que é ótimo para a qualidade de vida da família toda.

Ler mais »

Como entreter o pet no home office

Fazer home office pode ser um desafio para quem tem um ou mais cães em casa. Afinal, a maioria dos pets está acostumada a ter a nossa presença por mais tempo aos finais de semana, quando podemos dar bastante atenção e carinho a eles.

Ler mais »

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Uma resposta para “Meu cão sabe quando errou?”

  1. Meu pet tem 4 anos, sempre foi agitado. Só que de um mês que está se tornando agressivo, primeiro deixa as pessoas brincarem com ele e derrepente morde.
    O que deve está acontecendo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO VÁ AINDA!!

Agende agora mesmo uma primeira aula gratuita (on-line ou presencial) com um dos nossos adestradores!!