Pensando em ter mais um cãozinho em casa? A ideia de ter um companheiro para o seu pet é sempre válida, mas é preciso ter em mente que levar um outro animal para conviver com o amigão, no começo, pode não ser uma tarefa muito fácil.
Antes, é preciso estar preparado para estimular uma boa interação entre eles. Algumas brigas e desentendimentos podem surgir nesse meio tempo. De acordo com a consultora comportamental Malu Araújo, essas confusões têm vários motivos.
Primeiramente, um erro pode ter ocorrido antes mesmo de o novo companheiro entrar em casa: na escolha do perfil do peludo caçula. Por isso, antes de pensar em ter outro animal de estimação, os donos devem levar em consideração o temperamento do cão que já está em casa.
Outro caso muito comum é quando os animais que já estavam na casa não reagem bem à chegada de outro cachorro. Assim como crianças que ganham novos irmãozinhos, os cães podem sentir ciúme ou ficar estressados com a mudança de rotina. Se eles vão conviver, a primeira coisa importante é um não ficar com ciúme do outro, então, não devemos exagerar na atenção e nos carinhos com o novo animal.
Confira algumas dicas de como preparar a casa para a chegada de um novo cãozinho:
1. Mostre ao animal mais velho que ele não está sendo deixado de lado: mantenha os carinhos, mesmo quando o novo mascote entrar no ambiente.
2. Ao fazer brincadeiras ou ao oferecer petiscos a seus peludos, cuide para não atender sempre ao caçula antes. É uma maneira de evitar disputas entre eles.
3. A primeira interação tende a ter mais sucesso em um ambiente neutro, segundo Malu. Um passeio com os cães pode ajudar a criar uma relação de parceria.
4. A chegada de um cão não pode alterar a rotina de outro. Se o cachorro mais velho costumava ter passeios pela manhã, é preciso manter o hábito, mesmo que o recém-chegado não possa acompanhar.