Ontem, dia 5 de julho, a equipe de especialistas da Cão Cidadão realizou uma palestra sobre filhotes na Pet Center Marginal, em São Paulo. O encontro trouxe várias dicas para quem está com um filhotinho em casa e não sabe ao certo como lidar com o pequeno.
Para ajudar quem não pode estar presente no bate-papo, nós separamos algumas dicas que podem ser bastante úteis no cuidado com o cãozinho. Confira:
Primeiros dias do filhote: fora ou dentro de casa?
Algumas pessoas acreditam que, se deixarem o cachorrinho dormir dentro de casa ou no quarto, ele ficará mal acostumado. Por isso, a maioria dos donos acaba defendendo a ideia de que o cão deve ficar pelo resto da vida no mesmo cantinho. O problema é que essa crença, somada ao estresse da mudança de ambiente, pode piorar a vida do bicho. Por isso, o ideal é deixá-lo dormir junto com você nos primeiros dias, até que ele se acostume com o novo lar. Saiba mais.
Por que eles choram?
O choro do filhote tem uma finalidade muito clara: chamar a atenção da mãe em momentos de estresse causados por motivos como solidão, fome ou frio. A mãe, por sua vez, procura confortar prontamente o filhote que chora. Por isso, ao ir para um novo lar, longe da mãe, é natural que ele se sinta inseguro e acabe chorando. Entenda melhor aqui.
Como lidar com as mordidas?
Conforme os dentes vão nascendo, a gengiva do pet pode apresentar vermelhidão, inchaço e irritação. Os filhotes precisam se aliviar de alguma forma e como você acha que eles fazem isso? Mordendo tudo o que encontram pela frente! Por isso, para conter as mordidinhas do animal, o ideal é comprar brinquedos para que ele possa morder e aliviar a coceira na gengiva. Confira aqui os detalhes.
Coloque em prática as dicas e boa sorte!! Confira mais dicas no nosso site, na seção Artigos!