Após aproveitar as férias com a família, o pet precisa voltar à velha rotina e, uma das lições básicas, é ensiná-lo a fazer as necessidades nos locais corretos, como em tapetes higiênicos. Mas, para que isso dê certo, é preciso um pouco de paciência e persistência.
O que fazer?
Primeiro, estabeleça um lugar neutro para deixar o pet quando ele precisar ficar sozinho ou quando você não puder supervisioná-lo.
Nunca coloque o banheirinho próximo da comida dele! Eles não fazem as necessidades perto de onde comem.
Se o pet fizer as necessidades no local errado, não dê bronca! Trate de ignorá-lo. Repreensões severas podem deixar o cãozinho com medo de fazer suas necessidades quando alguém estiver perto.
Geralmente os cães, principalmente os filhotes, fazem as necessidades depois de acordarem pela manhã, após as refeições, sonecas e depois de brincarem. Então, é preciso ficar esperto nesses momentos, para que o pet não fique solto e erre o local.
Veja aqui o vídeo, que traz algumas dicas do especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, sobre como ajudar o cãozinho a fazer as necessidades no local correto.
Confira o artigo completo.