Pesquisa revela que cães desconfiam de pessoas

Uma equipe da Universidade de Kyoto, no Japão, liderada por Akiko Takaoka, cientista renomada em comportamento animal, realizou um estudo para analisar se os cachorros realmente sabem se um humano é confiável ou não.

Para iniciar a pesquisa, dois caminhões foram posicionados em uma área: um estava cheio de comida e o outro vazio. E como os cães costumam correr para onde as pessoas apontam, os pesquisadores utilizaram essa técnica para indicar ao animal onde ir.

Dessa forma, uma pessoa apontou para um dos caminhões e todos os cachorros que participaram dos testes correram em direção ao veículo, identificando que havia comida lá dentro. Quando o humano apontou para o caminhão vazio, os cães também correram e verificaram que lá não havia nada.

No entanto, na terceira vez em que a pessoa indicou para que os cães corressem até o caminhão cheio de comida, nenhum deles foi até o veículo. Isso apontou que os animais podem ser muito mais espertos do que pensamos.

Segundo os resultados apresentados, os cachorros conseguem identificar uma pessoa mentirosa ou apenas têm problemas maiores de confiança. Para os pesquisadores, se você mente para o seu cachorro ele forma a opinião de que a sua palavra não é boa e ele vai se comportar de acordo com essa impressão.

Akiko diz que os cachorros têm uma inteligência social muito mais sofisticada do que imaginamos. “Essa inteligência evoluiu seletivamente em sua longa história de vida com os humanos”, conta a pesquisadora, que também ficou surpresa com o fato de os cães desvalorizarem tão rapidamente a confiança nos humanos!

Para ver informações detalhadas sobre a pesquisa, clique aqui.

 

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn