Mito ou verdade: gatos só ronronam quando estão felizes?

Mito!

Muito característico dos gatos, o ronrom acontece fisicamente por causa da dilatação e contração da glote do peludo, causando uma vibração do ar perto das cordas vocais.

Embora seja comumente associado a momentos de satisfação (como quando estão ganhando carinho), o som também pode ser emitido por outros motivos, como fome! Isso se deve, provavelmente, ao fato de os gatinhos ronronarem em seus primeiros dias de vida para serem localizados pela mãe na hora de mamar.

Dessa forma, os cientistas acreditam que o som também é uma forma dos gatos se comunicarem (entre eles e conosco!), uma vez que já foram identificadas várias frequências diferentes de ronronar – de fato, muitos tutores ligados a seus pets conseguem diferenciá-los no dia a dia.

Por fim, pesquisadores já observaram que o ronronar aparece ainda em momentos de dor e cautela, ou seja, estaria associado a um mecanismo autocalmante e fortalecedor do sistema autoimune do pet. Inclusive, por isso, muitos felinos ronronam no sono, como uma forma de reparação.

➡️ E o seu gatinho, ronrona em que situações? Conte pra gente!

Agende sua aula gratuita

Agende agora mesmo a sua aula gratuita (on-line ou presencial) com um de nossos adestradores!!

Feliz aniversário, Dr Pet!

Hoje (26/06), Alexandre Rossi, fundador da Cão Cidadão, comemora mais um aniversário! Conhecido como Dr Pet, Alexandre é zootecnista, veterinário e especialista em comportamento animal,

Ler mais »

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NÃO VÁ AINDA!!

Agende agora mesmo uma primeira aula gratuita (on-line ou presencial) com um dos nossos adestradores!!