Será que os gatos devem passear, assim como os cães?
Sim!
Muitos donos acreditam que os gatos, por serem animais independentes, não precisam de passeio. Mas, isso não é verdade.
Os gatos, assim como os cães, também precisam se exercitar, pois o sedentarismos e a rotina podem deixá-los obesos – e isso não é nada bom para a saúde deles!
Como fazer o passeio?
Antes de começar o passeio, é essencial que o gato esteja vacinado, vermifugado e portando uma coleira elástica com a identificação e o número de telefone dos donos. Para começar o passeio de forma segura e tranquila, é preciso treinar alguns truques com o bichano, para evitar os arranhões.
Treinamento
Primeiro, para que ele vá se acostumando desde cedo com a prática, coloque a guia quando ele estiver se alimentando. Outra forma é vestir o peitoral no bichano e deixá-lo com o adereço passeando na casa. Faça esses treinamentos diariamente, para que ele vá se acostumando. Assim, ao colocar a guia e o peitoral, ele entenderá que isso é uma associação positiva e ficará mais à vontade para passear com o dono.
Local
No começo, para não assustar o gato, leve-o a lugares seguros e não tão movimentados. Dessa forma, ele se sentirá mais à vontade em seus passeios e, aos poucos, se acostumará. Depois, com o tempo, comece a levá-lo em locais novos, para que ele conheça outros ambientes e pessoas.
Tempo e ritmo
Vá com calma! O gato gosta de ir explorando os locais percorridos ao longo do caminho. Eles gostam de cheirar, parar e observar cada detalhe. Por isso, tenha calma com o bichano durante o passeio, já que o tempo dele pode não ser o mesmo que o do dono. Deixe-o conhecer o lugar por alguns minutos.