Sabe aquela mania que o pet tem de pular, latir sem parar, buscar um objeto que não é permitido? Muitas vezes, esse comportamento é incentivado pelo próprio dono, mesmo que sem querer. Sim!
Quando o cão é um filhote, por exemplo, ao se aproximar dele, alguns donos incentivam que ele pule nas pernas, para ficar mais fácil fazer carinho. Ou, quando o cachorro pega algum objeto e o dono corre atrás para tirá-lo dele. Para o animal, isso funciona como uma recompensa, afinal, ele conseguiu ter a atenção dos donos. Por isso, na maior parte desses comportamentos, o melhor é mesmo ignorá-lo!
Como agir
Se o cachorro pula e nós nos viramos de costas ou continuamos andando, ele vai perceber que não ganhou a nossa atenção, muito pelo contrário, perdeu a recompensa! O certo é ensiná-lo a sentar e fazer um carinho. Elogie sempre que ele estiver nessa posição.
Quando ignorado, o latido também diminui. Normalmente, os donos não querem causar nenhum incomodo aos vizinhos e, quando o cão late para abrir alguma porta ou quando quer alguma coisa, o dono atende prontamente. A melhor forma de lidar com os latidos é mostrar que ele será recompensado quando se comportar da maneira esperada.