fbpx

Agende sua aula gratuita

Agende agora mesmo uma primeira aula gratuita (on-line ou presencial) com um dos nossos adestradores!!

Homenagem a Dr. César Ades e Sofia!

sofia_homenagem_cao_cidadao

Na terça-feira, 9 de dezembro, foi realizada, no auditório Carolina M. Bori, na USP – Universidade de São Paulo –, uma homenagem especial ao Dr. César Ades, que desenvolveu estudos científicos sobre a cognição canina, com a ajuda da cadelinha Sofia, já falecida.

O evento teve início às 14h, e contou com homenagens de familiares, amigos, professores e alunos que conviveram com o cientista. O especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, dono da cadelinha, conta que a convivência da Sofia com o Dr. César era ótima. “Ela o cumprimentava com uma lambida na orelha. O Dr. César abaixava e a Sofia ia beijar a orelha dele. Essa era a forma que um dizia oi para o outro”, relembra.

Ao lado de Alexandre Rossi, Daniela Ramos, Léa Yuri Suenaga e Carine Savalli Redígolo, o Dr. César Ades começou o estudo com a cachorrinha que, desde pequena, já tinha habilidade para aprender e realizar comandos. Assim, em menos de um ano, Sofia já conseguia se comunicar por meio de um teclado. Quando a cadelinha apertava um determinado símbolo, o teclado emitia um som referente ao que ela queria. “Cada sinal representava uma vontade da cachorra, por exemplo, comida, água, passeio, caminhada, etc.”, relata Alexandre.

teclado

Ainda durante a homenagem, foram plantadas duas árvores na Universidade de São Paulo (USP), no campos de Psicologia. Cada uma representando os dois homenageados, uma para o Dr. César Ades e outra para a cadelinha Sofia. Foi uma linda homenagem!

Confira aqui as fotos e tudo o que aconteceu no evento.

Agende sua aula gratuita

Agende agora mesmo a sua aula gratuita (on-line ou presencial) com um de nossos adestradores!!

Meu filhote é agressivo

É muito comum tutores de filhotinhos ficarem na dúvida se seus pets estão ficando muito agressivos. Embora não seja muito comum, existem casos em que os pets podem, sim, já manifestar agressividade desde novinhos por motivos diversos, como genética

Ler mais »

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO VÁ AINDA!!

Agende agora mesmo uma primeira aula gratuita (on-line ou presencial) com um dos nossos adestradores!!