Para continuar habilite o JavaScript






Como receber o novo pet?

dicas_interna-chegada-do-pet

Mudanças de ambiente sempre são um tanto quanto estressantes para os animais. Quando se adota um novo cão ou gato, o momento de levá-los para casa e apresentá-los ao novo espaço é muito delicado e deve ser bem planejado. Isso porque, por conta de tantas novidades e mudanças na rotina, é provável que os pets fiquem estressados, o que pode causar transtornos de comportamento.

Quando situações como essa acontecem, é fundamental tomar certos cuidados para garantir o bem-estar do animal durante esse momento de transição. O especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, deu algumas dicas sobre o assunto:

• Um dos principais pontos é garantir a segurança: vale a pena conferir o ambiente e checar se existem lugares por onde o pet pode escapar ou se colocar em perigo.

• No caso de um apartamento, é importante telar as janelas para evitar que o gato ou o cachorro pulem ou escorreguem e acabem se acidentando.

• É importante manter a dieta correta para o animal e a rotina de horários de alimentação.

• Leve alguns objetos com o cheiro da outra casa, ou do outro ambiente em que o cão ou gato morava anteriormente, porque, assim, ele se sentirá mais confortável.

• Tenha à disposição tudo o que o animal precisa: ração, caminha, banheirinho próprio para a espécie (caixa de areia para os gatinhos e tapete higiênico para os cães), brinquedos, petiscos, potes de ração e água.

• Em vez de liberar a casa inteira para o bichinho de uma só vez, manter o pet em um quarto até que ele se acostume e se sinta confortável é fundamental para evitar o estressa durante a adaptação. No caso dos gatos, como são obsessivos com o controle do espaço, deixá-los à vontade na casa toda pode fazer com que fiquem ainda mais ansiosos.

Procurar a ajuda de um profissional de adestramento durante esse momento de mudanças pode ajudar e muito. O profissional auxiliará de forma segura e agradável o pet a se adaptar à família e ao ambiente novo, sempre respeitando os limites do animalzinho.

Com muito amor e paciência, é possível realizar essa transição com tranquilidade. Boa sorte!

Gostou da dica? Se quiser contratar os profissionais para realizar o adestramento, fale com a Central de Atendimento da Cão Cidadão, pelos telefones: (11) 3571-8138 (São Paulo) e (11) 4003-1410 (demais localidades).

Minimum 6 characters

Receba dicas e novidades

No seu e-mail!




Navegue pelo site