Dicas para facilitar o aprendizado de comandos

https://www.flickr.com/photos/jimwinstead/1322799967/
https://www.flickr.com/photos/jimwinstead/1322799967/

Os comandos são ferramentas muito eficazes para melhorar a convivência com o pet. Além disso, treinar o seu cão é uma forma de se aproximar dele e garantir que vocês estejam em sintonia.

Muitos pensam que ensinar esse tipo de “truque” é muito difícil e, por esse motivo, acabam desistindo e perdendo uma boa oportunidade de passar um tempinho extra com o pet, realizando uma atividade divertida e estimulante para ambos.

Os comandos são fáceis de ensinar e podem te ajudar (e muito) no dia a dia com o cachorro. Abaixo, você confere algumas dicas para facilitar o processo de aprendizagem do seu pet. Confira!

Simplicidade é o caminho para o sucesso

Os cães são animais que estão aprendendo em todos os momentos. Para ensinar os comandos, não existe muito segredo, mas uma boa dica é começar pelos comandos mais simples, como um primeiro passo.

Um bom exemplo para esse início é o comando “senta”. Neste artigo, você confere dicas de como educar o seu pet de maneira mais fácil e divertida.

Comportamento antes do comando

Antes de utilizar o comando oral (senta, deita, fica), é necessário capturar o comportamento desejado. Para isso, deve-se induzir o cão a realizar tal comportamento, de maneira natural e sem causar nenhum desconforto. Isso deve ser feito para que o pet evite relacionar o comportamento desejado com alguma situação desconfortável, que venha a prejudicar o aprendizado.

Ao utilizarmos a palavra antes que o cão tenha aprendido a repetir o comportamento, acabamos reforçando a associação do comando à ansiedade e incertezas, pois o animal ainda não entende que você espera dele.

Depois de capturar o comportamento e o pet estiver sentando sistematicamente, toda vez que você erguer uma recompensa ou fizer o gesto que corresponda ao comportamento, você pode começar a relacionar o comando oral ao ato de sentar.

Repetição

O sucesso do adestramento depende da frequência em que ele é realizado. Treinar os comandos uma vez por mês não fará com que o seu cão aprenda a realizá-los.

A repetição e a frequência são peças-chave para o real aprendizado, pois os cachorros são animais que aprendem rapidamente, mas que precisam de incentivos regulares.

Faça um planejamento, separando alguns dias da semana para realizar o treinamento e seja consistente. Assim, seu cãozinho entenderá mais rapidamente o que você espera dele e o progresso será rápido e satisfatório.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn