Adquira agora mesmo o curso para adestramento de gatos!

Desafio Pet: Alexandre Rossi ajuda ONG Clube dos Vira-Latas

desafio_pet_interna Nesse domingo, 24 de julho, o especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, esteve no palco do Programa Eliana (SBT) para apresentar mais um quadro do Desafio Pet. Dessa vez, ele e a equipe Cão Cidadão estiveram na ONG Clube dos Vira-Latas, em Ribeirão Pires (SP), para ajudar três cães agressivos.

Os cães não tinham uma convivência harmoniosa com os outros animais e cuidadores e, por isso, ficavam isolados em seus espaços. Pirulito é cadeirante e não passeava ou recebia carinho porque atacava. Já o Chris não permitia que limpassem o canil, enquanto a Pastora era possessiva com a ração e, quando se sentia intimidada, avançava.

Treinamento

Alexandre e sua equipe realizaram uma avaliação para verificar o treinamento mais adequado para cada animal. O treino principal para todos foi a dessensibilização de algumas atitudes, como insegurança, posse, medo e dor, com foco na diminuição da agressividade e no ganho de recompensas, em troca de bons comportamentos.

Foram meses de treinamentos com os cães. Ao final, Pirulito passou a apreciar os passeios e a ter mais autonomia, com a ajuda de uma rampa de acesso do chão até berço. Chris e Pastora passaram a confiar mais nos cuidadores e, com isso, deixaram de lado a agressividade, associando a presença deles a carinhos e petiscos.

Além da integração dos bichos, a realização de tarefas simples do dia a dia, como limpar, colocar comida e dar banho, passou a ser possível. “O resultado foi tão satisfatório, que os cães que antes não podiam chegar perto dos outros animais, nem mesmo de algumas pessoas, hoje convivem no mesmo espaço. Dormem, comem e brincam juntos”, aponta Alexandre Rossi.

Agressividade é um dos problemas comportamentais que mais geram abandonos. O treinamento com os cães mais agressivos serviu, também, para que os funcionários da ONG aprendessem o correto manejo dos mais de 580 animais que vivem hoje no local.

Não assistiu ao Desafio Pet? Sem problemas, assista agora clicando aqui!

Agende sua aula gratuita

Agende agora mesmo a sua aula gratuita (on-line ou presencial) com um de nossos adestradores!!

Como montar o enxoval do seu gatinho

Apesar de terem uma personalidade mais independente e, em geral, darem menos trabalho que os cães na infância, a chegada de um gatinho ao lar envolve várias providências e a compra de alguns itens para o seu conforto e bem-estar.

Ler mais »

Como fazer o cão prestar atenção nos treinos?

Muitos tutores relatam que tentam treinar comandos com seus pets, mas não conseguem fazê-los prestar atenção. Primeiramente, é importante entender que, apesar de cada cãozinho ter um nível diferente de aptidão para comandos, todos têm capacidade para aprender.

Ler mais »

Como entreter o pet no home office

Fazer home office pode ser um desafio para quem tem um ou mais cães em casa. Afinal, a maioria dos pets está acostumada a ter a nossa presença por mais tempo aos finais de semana, quando podemos dar bastante atenção e carinho a eles.

Ler mais »

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO VÁ AINDA!!

Agende agora mesmo uma primeira aula gratuita (on-line ou presencial) com um dos nossos adestradores!!