A Cão Cidadão tem, como missão, contribuir para tornar o relacionamento entre humanos e animais mais saudável e feliz a cada dia. Para isso, apoia projetos sociais que incentivem e cultivem o bem-estar dessa relação, como é o caso do Projeto Matilha, que atende a crianças e jovens que vivem em situação de risco.
A iniciativa, promovida por meio de uma parceria entre a Secretaria de Promoção Social de Barueri (SP) e o Centro de Referência de Assistência Social do município, oferece ao público assistido uma rotina de atividades. Com a Cão Cidadão, as crianças e jovens recebem orientações sobre o universo canino uma vez por semana, e também aprendem sobre os cuidados básicos com animais e recebem noções de adestramento com cães.
Essa parceria se iniciou o ano passado, com a colaboração do adestrador da equipe Cão Cidadão, Andrei Kimura, que atendeu a 16 alunos. Neste ano, o apoio foi retomado em março, com um grupo de 18 crianças, que são agora acompanhadas pelos adestrador Rafael Araújo.
Segundo Domingos Franchini Filho, coordenador do projeto, a Cão Cidadão foi a primeira parceria em que pensaram por conta do contato com os animais. “A mudança começa dessa forma, aos poucos. Para o futuro, pensamos em incentivar esses jovens a aprender a adestrar cães”, indica.
Confira algumas fotos do projeto: