O Desafio Pet deste domingo, 21 de junho, apresentou o caso da ex-BBB Vanessa Mesquita, que sofria com os problemas comportamentais de seus 13 cães.
O especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, foi chamado para ajudá-la e convocou um “exército” de adestradores da Cão Cidadão, para melhorar o relacionamento da família com os animais.
Como foi o treinamento?
Os cães não tinham uma convivência harmoniosa: alguns brigavam entre si, outros faziam xixi no lugar errado, havia ainda um pit bull com ansiedade de separação.
Então, para ajudar a Vanessa e seus 13 cães, a primeira estratégia utilizada foi separá-los por grupos de afinidade, e colocar portões para delimitar os ambientes de cada bando.
Cada um dos grupos ficou sob a responsabilidade de um especialista da Cão Cidadão. Eles educaram os animais para não apenas agirem de outra forma, como também para respeitarem o limite de espaço designado para eles.
Houve também um trabalho de reeducação alimentar, no qual a água e a comida foram dispostas em locais estratégicos, para ensiná-los que teriam horários certos para comer.
Pouco a pouco, os cães foram sendo colocados no mesmo ambiente e à medida que reagiam bem a cada nova situação, eles eram recompensados (uso do reforço positivo).
No vídeo abaixo, você pode ver os bastidores do caso e fazer um comparativo do antes e depois: