O seu cachorro possui alguma mania compulsiva: persegue a calda, late sem parar ou lambe bastante as patas? Assim como nós, os animais também estão sujeitos a comportamentos repetitivos, que além de desagradáveis, podem resultar em prejuízo à saúde deles.
Além de predisposição herdada, em geral por desequilíbrio químico dos neurotransmissores do cérebro, o comportamento compulsivo também pode estar associado a estresse e ansiedade, provocados pelo ambiente onde o animal vive e pelas relações que os humanos têm com ele.
Por exemplo, um cão ativo ficará ansioso se for confinado em espaço pequeno demais e com poucos estímulos. Para gastar a energia acumulada, poderá começar a andar em círculos, lamber as patas, latir e até roer pedras. Se a condição se prolongar, surgirá o comportamento compulsivo e durará pelo resto da vida, mesmo que se venha a oferecer condições mais adequadas.
Leia em Artigos algumas dicas que podem ajudá-lo a para evitar a compulsão adquirida. Se ela já estiver instalada, aliviá-la.