fbpx

Adquira agora mesmo o curso para adestramento de gatos!

Viagem com o pet: tudo o que você precisa saber

https://pixabay.com/pt/retriever-dourado-c%C3%A3o-%C3%A0-procura-1092081/
https://pixabay.com/pt/retriever-dourado-c%C3%A3o-%C3%A0-procura-1092081/

Por Malu Araújo, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão.

Vai viajar nas férias e o seu pet vai acompanhar? Prepare-se antes e tenha um passeio tranquilo. Assim como é necessário fazer uma revisão no carro, faça também uma consulta com o veterinário: verifique o estado de saúde do seu bichinho e peça um atestado de saúde. Esse documento tem validade de três dias, e a vacina antirrábica deve ser aplicada com, no mínimo, 30 dias de antecedência da data da viagem.

O passeio será de carro? Não espere o dia da viagem para acostumar o seu amigo com o automóvel. Faça antes treinos curtos de passeios, para que ele esteja adaptado. Seja qual for seu animalzinho, cachorro, gato, não importa, nunca o deixe solto no carro, leve-o na caixinha de transporte, evitando, assim, um acidente caso ele pule em você ou tente sair pela janela. Garanta a sua segurança e a dele também! A caixa deve deixar seu animal confortável e ser arejada, para que ele fique tranquilo durante o trajeto. Ele deve estar acostumado a usá-la antes de viajar também. Cães também podem usar o cinto de segurança.

Durante o caminho, faça pausas, deixe seu pet esticar as pernas, fazer um xixi, mas sempre usando guia para não ter nenhum acidente, como ele fugir ou correr. É muito importante também usar uma coleira com identificação, que contenha o seu número de telefone. Não se esqueça de oferecer um pouco de água.

Sua viagem será de avião? Cheque antes com a companhia aérea as regras de transporte de animais, se o pet poderá ir com você na cabine ou se ele terá que seguir no bagageiro, qual a documentação necessária para a viagem, carteira de vacinação, atestado de saúde etc. Além de deixar o seu pet devidamente identificado, é importante também identificar a caixa de transporte dele. Coloque o contato de algum parente ou amigo.

Não esqueça de levar na mala dele o pote para água e o de comida, os brinquedos que ele gosta, a ração, petiscos, uma caminha ou cobertor, uma toalha, o atestado de saúde e a carteirinha de vacinação. O ideal é alimentá-lo com 6 horas de antecedência da viagem, para evitar enjoos.

Se a viagem for ao exterior, é necessário ir ao Ministério da Agricultura retirar um Certificado Zoo Sanitário Internacional e consultar no consulado do país de destino as exigências necessárias para a entrada do animal.

Fonte: Mercearia do Animal.

Agende sua aula gratuita

Agende agora mesmo a sua aula gratuita (on-line ou presencial) com um de nossos adestradores!!

Como montar o enxoval do seu gatinho

Apesar de terem uma personalidade mais independente e, em geral, darem menos trabalho que os cães na infância, a chegada de um gatinho ao lar envolve várias providências e a compra de alguns itens para o seu conforto e bem-estar.

Ler mais »

Meu filhote é agressivo

É muito comum tutores de filhotinhos ficarem na dúvida se seus pets estão ficando muito agressivos. Embora não seja muito comum, existem casos em que os pets podem, sim, já manifestar agressividade desde novinhos por motivos diversos, como genética

Ler mais »

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

NÃO VÁ AINDA!!

Agende agora mesmo uma primeira aula gratuita (on-line ou presencial) com um dos nossos adestradores!!

Junte-se a nós!

Estamos precisando de adestradores em São Paulo! Venha fazer parte do nosso time!