Pet com medo de barulhos altos?

Com a aproximação das festas de fim de ano, a apreensão dos tutores de pets que têm medo de fogos de artifício cresce. Nem sempre as experiências são iguais. Cada caso é um caso. Marcela Boro, por exemplo, que é franqueada de São Paulo, contou um pouco sobre como aborda o tema com o tutor e como trata o pet quando o assunto é dessensibilização.

“Sempre explico para os tutores que o processo para esse tipo de treinamento pode ser demorado e que a participação deles é fundamental”, conta Marcela, que costuma começar essas aulas utilizando “biribinhas”. “Conforme o animal fica seguro com os barulhos, aumento sua frequência e a proximidade, mas sempre recompensando-o.”

Além disso, a franqueada diz que é possível variar as situações/barulhos, como com estouro de bexigas. “Nos dias em que temos a certeza de que terá fogos, como em épocas de campeonatos, é válido tentar colocar todo esse treino em prática e também associar que a cada rojão estourado é um click que ele recebe, ou seja, ele ganha um petisco bem gostoso que só o rojão proporciona”, explica.

Marcela costuma utilizar técnicas de dessensibilização e contracondicionamento, encontrando o ponto limite em que o pet escuta determinado barulho que teria medo e, mesmo assim, consegue pegar o petisco e responder a alguns comandos. “A partir desse ponto, podemos aumentar a intensidade do som aos poucos, mas sempre pareando com coisas gostosas e realizando comandos que ele já sabe fazer”, orienta.

Como dica para quem está iniciando esse treinamento agora, Marcela alerta: “fiquem atentos ao Escore de Condição Corporal do cão. Caso ele esteja acima do peso, o ideal é diminuir a quantidade de ração para conseguir mais apetite e foco para os treinos.”

Agende sua aula gratuita

Agende agora mesmo a sua aula gratuita (on-line ou presencial) com um de nossos adestradores!!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

NÃO VÁ AINDA!!

Agende agora mesmo uma primeira aula gratuita (on-line ou presencial) com um dos nossos adestradores!!