Necessidades no local correto: erros comuns

necessidades
Photo credit: merfam / Foter / CC BY

Não conseguir fazer as necessidades no local correto é um dos problemas que mais incomodam os donos de animais de estimação, principalmente os de cães. Ensinar o pet a fazer xixi no banheirinho dele e não no tapete, por exemplo, pode ser trabalhoso, mas, certamente, com paciência e persistência, é possível.

É preciso lembrar também que muitas vezes o pet faz as suas necessidades fora do local por causa do dono. Sim! Alguns comportamentos, mesmo que inconscientes, podem influenciar a conduta do animal. Aprendendo melhor sobre esses erros, você conseguirá ensinar e ajudar o seu pet a realizar as suas necessidades no local determinado.

O tapete higiênico é uma boa opção para ser o banheiro dos cães, pois naturalmente o cachorro busca uma superfície absorvente para fazer as necessidades. Essa é uma das razões que levam os cães a fazerem xixi no tapete da casa ou em alguma almofada, por exemplo.

Erros comuns

Broncas

O primeiro passo para o sucesso nesse processo é nunca dar broncas quando o cãozinho fizer o xixi no lugar errado. Isso pode levá-lo a criar associações erradas, como por exemplo, fazer o xixi para chamar sua atenção, ou ficar com medo e fazer o xixi escondido, em lugares em que você não possa ver e nem punir.

Esfregar o focinho no xixi

Ao contrário do que algumas pessoas possam achar, esfregar o focinho do cão no xixi e dar bronca não adianta em nada. Ao contrário, é péssimo para o treino e pode causar danos psicológicos sérios no cão, que pode evitar fazer o xixi na sua frente, com medo da punição.

Comida perto do banheirinho

Nunca deixe a ração e a água do seu cãozinho próximo ao banheirinho dele. Os cães não gostam de fazer suas necessidades perto do local onde comem, por isso, mantenha as tigelas afastadas – se possível, em lugares opostos.

Como acertar o banheirinho?

Neste vídeo, o especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, dá algumas dicas. Confira:

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn