Você sabia que existem vários benefícios em acostumar o seu cãozinho a receber uma boa massagem? Esse contato ajuda a ativar a circulação de serotonina, que reforça as defesas do organismo do amigão.
Em cães mais idosos, a massagem pode ajudar a manter o tônus muscular e melhorar a circulação sanguínea. Já em cães filhotes, a massagem pode acalmá-lo.
Mas, independentemente da idade, esse processo pode ajudá-lo a conhecer melhor e a investigar o corpo do seu cãozinho, além de criar uma maior relação de afeto entre você e ele.
Com o hábito de fazer a massagem, é possível descobrir possíveis problemas, identificar alguma alteração e fazer a prevenção.
Dicas
O carinho que o seu cãozinho já está acostumado a receber pode virar uma massagem investigativa. Para começar, aos poucos, vá apalpando as patas, as orelhas, a cabeça e o rabinho do cão. Sinta a pele e os ossos dele para ver como está.
Se possível, verifique os dentes dele também. Conforme a massagem vá se tornando corriqueira, você aprenderá a identificar os pontos que o seu cachorro mais gosta de ser massageado.
Lembre-se: a pressa não o ajudará em nada! Por isso, faça a massagem quando você estiver mais tranquilo e em um lugar calmo. Aos poucos, o cachorro ficará cada vez mais relaxado e a massagem será uma ótima recompensa!
Confira mais informações em Artigos.