Festas de fim de ano fora de casa: Saiba como ensinar seu cão a fazer xixi no local certo!

xixi-fora-do-lugar
Photo credit: anko.gaku_ula / Foter / CC BY

A ceia de natal e de ano novo está chegando. Muitas pessoas passarão esse momento com a família ou com os amigos. Mas, para quem tem um pet em casa e pretende levá-lo para a festança, algumas preocupações sobre o comportamento do bichinho aparecem. Uma das dúvidas mais comuns dos donos é de como evitar que o cão faça xixi em lugares inadequados, por exemplo, no tapete, sofá ou ao lado da mobília do anfitrião.

A adestradora da equipe Cão Cidadão, Tábata Larissa, explica que para os cães que fazem xixi em tapetes higiênicos ou em jornal, o treino para não ter “surpresas” durante a visita é mais fácil. Mas, para os cães que ainda não têm um local claro para realizar suas necessidades ou ainda são filhotes, o treino é mais longo e exige bastante empenho do dono. Confira, abaixo, as dicas da especialista!

  • Passe repelente olfativo (específico para cães, encontrado em pet shop) nos locais onde o cão tenha maior tendência de errar, como tapete, sofá, “pé” da cadeira ou da mesa.
  • Para que o cachorro entenda que a casa da visita não é um banheiro, brinque com o peludo e espalhe um pouco da comida dele pelo chão.
  • Leve o cachorro ao local escolhido como banheiro de hora em hora e fique esperando ele fazer xixi.
  • Ensine seu cão que fazer xixi no local correto gera recompensa. É um treino simples, mas exige dedicação. Fique de olho nos horários em que o cãozinho vai ao banheiro. Toda vez que ele fizer no local certo, elogie! Depois de várias repetições ele começará a fazer xixi e a procurar o dono para ganhar a recompensa ou, então, sempre que o dono se aproximar do banheirinho o peludo fará xixi para ser recompensado.

Siga as dicas da nossa equipe e evite “surpresas” durante as visitas de fim de ano!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn