Investir no enriquecimento ambiental do pet é estimulá-lo física e mentalmente. Ao propor atividades que o incentivam a explorar os seus instintos, além de mantê-lo ativo, você contribui para evitar problemas comportamentais, como a destruição de objetos e até a compulsividade. Ao mesmo tempo em que ele se diverte com atividades elaboradas de acordo com a personalidade dele, ele também se exercita
Ao contrário do que muitos podem pensar, o enriquecimento ambiental não exige o investimento em brinquedos de alto custo para conquistar a atenção do animal. Atividades simples, que podem ser feitas com coisas que você tem na sua casa, são ótimos estímulos para o seu pet e não pesam no bolso.
Abaixo, separamos algumas sugestões de brinquedos e atividades. Confira!
Garrafa pet
Esse brinquedo é um dos mais simples, mas faz sucesso com os pets! Você vai precisar de uma garrafa pet, tesoura e um punhado da ração ou petisco favorito do cão.
Depois de retirar o rótulo, faça pequenos furos espalhados por toda a garrafa. Eles não podem ser muito pequenos (senão evitarão a saída do petisco), nem tão grandes (a ponto da brincadeira acabar logo). Lembre-se de que o objetivo é entreter o peludo por um tempo considerável.
Após a primeira etapa concluída, encha a garrafa com a ração, coloque a tampinha e deixe o pet se divertir! Pode levar um tempo até que ele entenda o objetivo do brinquedo. Por isso, incentive-o e demonstre como se brinca, repetindo o gesto até que ele entenda.
Assista a este vídeo e veja como fazer esse brinquedo.
Atenção: supervisione a brincadeira, para ter certeza de que o pet está se divertindo e não tentando arrancar a tampinha da garrafa.
Meia e bolinhas de tênis
Esse brinquedo tem quase a mesma função da garrafa pet, porém, é um pouco mais complicado de manusear, o que vai entreter o bichinho por algumas horas. Você vai precisar de uma meia velha, bolinhas de tênis e petiscos.
Coloque as bolinhas dentro da meia, junto aos petiscos, e dê um nó na ponta. Esse brinquedo é para aqueles cãezinhos que adoram destruir os móveis da casa. Ele terá que rasgar a meia, para ter acesso às guloseimas e às bolinhas que estão dentro dela. O que será muito divertido!
Osso de couro + caixa de papelão
Esse passatempo é excelente para cães mais agitados, pois fará com que eles coloquem os instintos em ação. Você vai precisar de osso de couro, petiscos e uma caixa de papelão.
Enriqueça os nós do osso de couro com petiscos e o coloque dentro de uma caixa de papelão fechada. O seu amigão precisará usar o faro e as patas para destruir a caixa até chegar ao osso cheio de guloseimas.
É diversão na certa!
As atividades devem ser supervisionadas, pelo menos nas primeiras vezes, para que você se certifique de que o pet não está engolindo pedaços de papelão ou plástico. Fique de olho, também, se o animal não apresentou nenhuma reação estranha à atividade proposta.
É muito importante lembrar que, em qualquer idade, os animais precisam de estímulos mentais e físicos para terem uma vida ativa e saudável. O enriquecimento ambiental é uma atividade diária, principalmente para aqueles bichinhos que precisam passar horas sozinhos devido à carga de trabalho dos tutores.
Agora, é só escolher o melhor brinquedo para o seu companheiro e colocar a mão na massa!