Dicas para escovar os dentes dos mascotes

Photo credit: Takashi(aes256) / Foter / CC BY-SA
Photo credit: Takashi(aes256) / Foter / CC BY-SA

Por Malu Araújo, adestradora da equipe Cão Cidadão.

Para escovar os dentes dos peludos, primeiro precisamos de alguns acessórios específicos. A pasta de dente tem que ser produzida especialmente para eles. Não utilize o produto de uso humano, pois os cães não sabem enxaguar a boca e cuspir, e a pasta que nós usamos contém flúor e outros componentes, que podem causar problemas no estômago dos animais. Também fica mais fácil escovar os dentes dos cães com uma “dedeira” de borracha. Eles têm a gengiva sensível e a escova especial é mais macia, além de se encaixar no dedo e permitir um manuseio mais fácil.

Mas, será que é mesmo necessário escovar os dentes dos cães? Sim! Além da escovação melhorar o hálito do peludo, ela previne o tártaro, que contém muitas bactérias que podem causar sérios problemas de saúde ao seu amigo!

Então vamos ao trabalho! Quanto mais cedo acostumarmos o cachorro à rotina de escovação, mais fácil será. Primeiro, escolha uma pasta que agrade seu cão. As pastas específicas têm vários sabores, como carne, chocolate, menta, morango, entre outras. Se ele achar o sabor agradável, será muito mais fácil e gostoso escovar os dentes.

Nos primeiros dias, coloque um pouco de pasta no seu dedo mesmo e deixe-o lamber, faça carinho e elogie. Depois de algumas repetições, coloque novamente pasta no seu dedo e comece a fazer uma massagem na gengiva, com movimentos circulares, sempre elogiando seu amigão. Depois de alguns dias, coloque a dedeira e, com calma e paciência, faça o mesmo movimento circular que você fez com seu dedo. Certifique-se de que você conseguiu escovar todos os dentes e, se o cachorro ficar muito agitado, pare e retome a escovação em outro momento.

Além de cuidar da saúde do seu mascote, cães que são acostumados a serem manuseados com massagem, escovação dos pelos e dos dentes têm muito menos chance de desenvolver alguma agressividade. Assim, você terá uma companhia saudável e agradável em todos os momentos!

Fonte: Meu Amigo Pet.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn