Como sempre destacamos por aqui, a brincadeira é essencial para o desenvolvimento e bem-estar dos cães, ajudando a evitar problemas de comportamento e ainda estreitando o relacionamento com seus tutores.
Para quem tem pets mais agitados e atléticos (que costumam amar buscar bolinhas, por exemplo), o frisbee pode ser uma excelente forma de gastar a sua energia e, de quebra, proporcionar também um exercício divertido para a família toda! Confira a seguir algumas dicas:
Comece com um frisbee mais maleável (como borracha) para evitar que o pet machuque a boca. Depois que ele estiver indo bem na captura, é possível trocar por um mais duro e resistente.
Estimule o interesse do cão pelo objeto, fazendo movimentos divertidos e o incentivando a cheirar e pegar com a boca.
Antes de iniciar a atividade, ensine o peludo a passar por trás das suas pernas, contornando-as, e se posicionar ao seu lado. Se precisar, use um petisco e insira um comando verbal como “por trás”.
Depois, comece a brincadeira jogando o frisbee bem rente ao chão, para chamar atenção do cachorro e facilitar que o agarre.
Peça ao pet o comando “por trás” e quando ele estiver chegando ao seu lado, jogue o frisbee numa altura razoável e vá aumentando aos poucos. Se sentir dificuldade, faça essa volta junto com o cachorro.
Não se esqueça de elogiar e comemorar se ele conseguir pegar!