Dicas para cães que ficam sozinhos em casa

Photo credit: daoro / Foter / CC BY
Photo credit: daoro / Foter / CC BY

Por Malu Araújo, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão.

A jornada de trabalho atual é uma das maiores fontes de dúvidas dos proprietários de cachorros, principalmente em cidades grandes, onde o espaço que moramos é reduzido e os trajetos são longos, o que deixa os cães sozinhos em casa uma boa parte do tempo.

Os cães são animais de matilha, ou seja, estão acostumados a conviver em grupo e, quando são deixados por muito tempo sozinhos, tendem a desenvolver problemas de comportamento, como latidos em excesso, destruição de móveis e objetos, falta de apetite, entre outros. Mas, é possível, sim, que mesmo com a rotina agitada dos donos, os cachorros tenham qualidade de vida.

Ficar sozinho, sem companhia durante muito tempo, é chato para qualquer um. Ninguém gosta, inclusive os cães. Então, nesse período, devemos propor atividades para eles ocuparem boa parte do dia.

Dicas para cães que ficam sozinhos em casa

Enriquecer o ambiente é a principal maneira de entretê-los. A ração é uma ferramenta ótima para deixar os cachorros ocupados: em vez de colocar a comida no pote, que além de não estimulá-los, a maioria come tão rápido que nem mastiga direito, coloque a ração em alguns brinquedos que dispensam o alimento aos poucos. Isso vai fazer com que eles demorem mais tempo para se alimentar, ocupando boa parte do dia.

Um brinquedo que pode ser feito com facilidade é uma garrafa pet. Faça alguns furinhos na garrafa e coloque ração. Os furos devem ser um pouco maiores do que o grão da ração, mas não tão grandes para que caia tudo de uma vez. O cachorro vai perseguir a garrafa, fazendo atividades físicas e mentais.

Algumas frutas e legumes também podem ser uma opção. Ofereça uma cenoura para ele, mas não a corte em pedaços pequenos, deixe que o cão trabalhe com ela! Lembre-se de conversar com o veterinário, para saber quais frutas e legumes podem ou não ser oferecidos.

Existem várias opções de brinquedos interativos no mercado pet, e eles são ótimos para deixar o cachorro ocupado e estimulado. Ossinho também pode ser uma boa opção de enriquecimento ambiental.

Programe-se também para fazer um passeio antes de deixá-lo por um longo período sozinho. Quando não houver possibilidade, consulte deixá-lo em um daycare.

Fonte: PetShop Magazine.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn