Adestramento de cães: latidos durante o passeio

Photo credit: quinn.anya / Foter / CC BY-SA
Photo credit: quinn.anya / Foter / CC BY-SA

Por Malu Araújo, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão.

Muitos donos se queixam dos latidos durante o passeio com o pet. Têm cães que latem para barulhos, outros têm medo dos outros cães e latem para eles e, alguns ainda são tão ansiosos, que ficam tão felizes em sair para um passeio, que latem só pelo fato de estarem na rua.

No caso dos cães que latem para barulhos, o ideal é fazer uma dessensibilização desses sons, que é acostumá-lo aos poucos com isso. Então, no início, faça os passeios em ruas mais calmas, com menos movimento e, aos poucos, vá para ruas mais agitadas e ofereça um petisco. Alguns passeios de carro também são bacanas, pois alguns cães se sentem mais confortáveis. Comece dirigindo em ruas mais tranquilas e mude a rota para ambientes mais barulhentos aos poucos. Sempre fazendo uma associação positiva com os sons, antes de o cão latir.

No caso de cães que latem para outros animais, o ideal é fazer uma sociabilização. Sempre que o cão avistar de longe outro e não latir, dê um petisco e elogie. A intenção com esse treino é que ele veja a presença de outros cães como algo agradável. Em alguns casos, o acompanhamento de um profissional adestrador é necessário.

Já para os animais que latem porque estão muito felizes por estar na rua, isso, normalmente, acontece quando a frequência do passeio é pequena – o dono não tem paciência ou, às vezes, tem até vergonha de sair com um cachorro que faz tanto barulho. Em função disso, quando o cãozinho sai está tão ansioso, que vocaliza, demonstrando sua satisfação.

Nesse caso, o ideal seria aumentar a frequência dos passeios e a duração, e para que o cachorro não saia tão ansioso na rua, vestir a coleira antes (sempre sob supervisão, para que ele não se enrosque em algum ponto ou não mastigue a guia) e praticar exercícios de obediência, como o comando “senta” para esperar abrir a porta e o elevador, e o “junto”, para que o cachorro ao lado e com a atenção nos donos.

O passeio começa com a obediência em casa. Com isso, o cachorro sai na rua com um comportamento mais calmo.

Bom passeio!

Fonte: PetShop Magazine.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn