fbpx

Adquira agora mesmo o curso para adestramento de gatos!

Crianças, cachorros e férias: e agora?

artigo-brinacadeiras-caes-criancas

blog-autor-oliver-taguada-so

As férias chegaram e, com elas, também surgem as dúvidas sobre o que fazer para entreter seus filhos. Então, por que não fazer atividades que envolvam as crianças e os cachorros? É divertido para todo mundo e ajuda a fortalecer ainda mais a amizade entre o seu amigo peludo e a família.

“Cachorródromos”

Se você tem um cachorrinho sociável com outros cães e pessoas, uma atividade legal é aproveitar os parques e praças da sua cidade. Alguns lugares têm áreas exclusivas para cães, totalmente cercadas, onde eles podem ficar soltos e seguros. São conhecidos como “cachorródromos”.

Você pode levar uma bolinha para as crianças jogarem, pode fazer uma brincadeira de perseguição amarrando um brinquedo que seu cão goste bastante com uma corda ou fita resistente e pedir para seus filhos correrem dele até ele pegar, ou pode simplesmente colocar todo mundo para correr – muitos cães adoram correr livremente.

Pista de obstáculos

Ajude as crianças a criar alguns obstáculos usando materiais que você tem em casa para seu amigo peludo brincar. Vocês podem usar cabo de vassoura, banco, almofada, pufe, bambolê, corda, cadeira, entre outros. A ideia é usar a criatividade para criar uma “pista” para seu cão subir, descer, pular, passar por baixo etc.

Para isso, vocês precisarão treinar cada um dos obstáculos separadamente, induzindo o cão, com um petisco gostoso, a fazer o movimento desejado. Por exemplo: para ele passar por baixo de uma cadeira, passe sua mão com o petisco por baixo da cadeira e o faça seguir o petisco. Quando ele passar, dê o petisco e o elogie. Para fazê-lo pular uma corda, coloque a corda no chão e o faça seguir o petisco até pular a corda.

Quando pular, dê o petisco e o elogie. Vá levantando aos poucos e repetindo o treino. Qualquer que seja o desafio, sempre respeite os limites do seu cão e tome cuidado para fazer obstáculos firmes, que não caiam quando usados. Se você morar em prédio e tiver a possibilidade de usar algum espaço na área de lazer, aproveite, mas garanta que não haverá chance do bichinho escapar para outras áreas, nem incomodar outras pessoas.

Enriquecimento ambiental

A maioria dos cães ama brinquedos, então, você pode fazer uma oficina de brinquedos novos usando materiais recicláveis. Vale usar garrafas pet, caixas de papelão, barbante, miolo do rolo de papel higiênico ou do plástico filme de cozinha, caixa de ovo, coco verde, elástico de tecidos, fita crepe, entre outros materiais. Limpe-os antes de usar e evite materiais que podem ter resíduos químicos, como caixas de produtos de limpeza.

Veja alguns exemplos de brinquedos:

• Pegue uma garrafa pet e faça alguns buracos pequenos nas laterais usando fósforo ou isqueiro para não deixar partes pontiagudas – essa parte, não deixe para as crianças. Os buracos podem ser um pouco maiores que o tamanho do grão de ração do seu cachorro. Coloque um pouco de ração dentro e dê para seu peludo. Você também pode pendurar essa garrafa em algum lugar fixo, como uma maçaneta, com um barbante ou elástico de tecido, para criar um brinquedo diferente.

• Pegue uma caixa de ovo, coloque um pouco de petisco ou ração dentro, e a feche com fita crepe. Deixe seu cãozinho destruir o brinquedo para conseguir a comida.

• Faça um furo na parte de baixo de uma garrafa pet e passe um elástico de tecido por dentro dela. Amarre as pontas do elástico em dois pontos fixos, sem deixá-lo tensionado, em uma altura um pouco acima da cabeça do seu cão. Você pode colocar um pouco de ração ou petisco também para estimulá-lo a brincar. Agora, deixe a imaginação das crianças livre para criar brinquedos divertidos nessa oficina interativa. Sempre fique de olho quando seu cão estiver brincando para ver se ele se interessa, não se machuca ou engole pedaços dos materiais.

Adestramento

Você pode aproveitar o tempo livre das férias para iniciar o adestramento do peludo. Será uma ótima atividade para envolver as crianças ao mesmo tempo em que oferece estímulos físicos e mentais ao seu cão. Ensinar comandos pode ser bastante divertido!

Esses são apenas alguns exemplos de atividades para envolver crianças e cachorros durante as férias. Você pode criar as suas próprias também. Mas, seja qual for a atividade que você escolher, sempre mantenha supervisão, para que as férias sejam divertidas para todo mundo. Inclusive para você!

Agende sua aula gratuita

Agende agora mesmo a sua aula gratuita (on-line ou presencial) com um de nossos adestradores!!

Dicas para reduzir os latidos dos cães.

Latir faz parte da natureza canina. Ou seja, dificilmente o comportamento pode ser 100% extinto – e nem seria saudável! Por outro lado, latidos em excesso podem indicar que o bem-estar do pet está comprometido e/ou que a comunicação com ele está falhando.

Ler mais »

Cuidados com o pet no verão

As altas temperaturas do verão fazem com que a maioria dos tutores se sinta mais motivado a passear e fazer mais atividades ao ar livre com os seus peludos, o que é ótimo para a qualidade de vida da família toda.

Ler mais »

Como fazer o cão prestar atenção nos treinos?

Muitos tutores relatam que tentam treinar comandos com seus pets, mas não conseguem fazê-los prestar atenção. Primeiramente, é importante entender que, apesar de cada cãozinho ter um nível diferente de aptidão para comandos, todos têm capacidade para aprender.

Ler mais »

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

NÃO VÁ AINDA!!

Agende agora mesmo uma primeira aula gratuita (on-line ou presencial) com um dos nossos adestradores!!

Junte-se a nós!

Estamos precisando de adestradores em São Paulo! Venha fazer parte do nosso time!