Adquira agora mesmo o curso para adestramento de gatos!

Copa: superando o medo de fogos!

copa-medo-fogos_internaA Copa está chegando e quem vai sofrer com os barulhos dos fogos serão os cãezinhos que morrem de medo de barulhos altos. Falta menos de um mês para o grande campeonato de futebol, por isso, é preciso se preparar para ajudar o amigão a enfrentar, sem problemas, esse período.

Por que eles ficam tão apavorados? 

Para os pets, barulho muito alto pode significar perigo. Por isso, alguns animais tentam fugir de tais sons. Estrondos passam a ideia de que algo “grande” se aproxima.

Como ajudá-lo? 

Com treinamento, é possível aliviar esse medo. No entanto, é necessário ter muita paciência, já que será preciso seguir, passo a passo, bem devagar, a sequência da dessensibilização para ajudar o pet.

Se possível, pegue um brinquedo que ele gosta e um petisco, e tente deixá-lo relaxado. Quando começar a surgir o barulho, é natural que o cachorro vá atrás do dono pedindo conforto. Se você o segura no colo, ele entenderá que essa é uma situação realmente perigosa. Se você transformar o momento em uma brincadeira, associar os fogos a uma situação prazerosa, o comportamento começa a melhorar.

Acostumando aos poucos

• Grave o som dos fogos e demais barulhos que o animal tem medo e os coloque para tocar, inicialmente, em um volume que o cão não se assuste ou mesmo se incomode.

• Assim que começar o som, o pet deve ser recompensado com petiscos ou uma brincadeira. A intenção é que, ao ouvir o barulho, o animal o associe, imediatamente, com algo positivo.

• Aos poucos, vá aumentando o volume do som, respeitando sempre o limite em que o cachorro não se incomode com o barulho.

• Para saber se o condicionamento está ocorrendo de forma eficiente, observe o seguinte: assim que ele escutar o som, ele deve vir feliz buscar sua recompensa.

É preciso fazer esse treinamento várias vezes e, aos poucos, ir introduzindo novos estímulos, como outros sons que ele tenha medo.

Confira o artigo completo aqui.

Agende sua aula gratuita

Agende agora mesmo a sua aula gratuita (on-line ou presencial) com um de nossos adestradores!!

Como fazer o cão prestar atenção nos treinos?

Muitos tutores relatam que tentam treinar comandos com seus pets, mas não conseguem fazê-los prestar atenção. Primeiramente, é importante entender que, apesar de cada cãozinho ter um nível diferente de aptidão para comandos, todos têm capacidade para aprender.

Ler mais »

Meu filhote é agressivo

É muito comum tutores de filhotinhos ficarem na dúvida se seus pets estão ficando muito agressivos. Embora não seja muito comum, existem casos em que os pets podem, sim, já manifestar agressividade desde novinhos por motivos diversos, como genética

Ler mais »

Seu pet faz xixi na borda do tapete?

No processo de aprendizado do treino sanitário, a evolução é gradual, e mesmo os pets que já estão com uma boa porcentagem de acertos podem errar ou ter “meios acertos”, ou seja, urinar na bordinha do tapete higiênico.

Ler mais »

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO VÁ AINDA!!

Agende agora mesmo uma primeira aula gratuita (on-line ou presencial) com um dos nossos adestradores!!