Como o adestramento pode ajudar o relacionamento da família

Photo credit: Amy Loves Yah / Foter / CC BY
Photo credit: Amy Loves Yah / Foter / CC BY

Por Katia de Martino, adestradora da equipe Cão Cidadão.

Há até algumas décadas, o cão era visto pela família como um animal responsável pela guarda da casa, que se alimentava com comida caseira, por muitas vezes, resto do almoço ou jantar, e ficava apenas no quintal. Ou seja, o vínculo humano-cão era bem restrito.

Hoje, em grandes metrópoles, as pessoas vivem em apartamentos ou casas menores, fazendo com que o contato com o cão seja muito mais próximo. Com isso, os problemas de comunicação começam a aparecer com maior frequência.

Os cães têm uma comunicação própria, nem sempre identificada e/ou compreendida pelo homem. É essa falta de entendimento que leva a problemas comportamentais.

O adestramento é a melhor ferramenta para ajudá-lo a lidar com isso. Sua principal função é melhorar o convívio entre cães e seus donos, proporcionando um melhor relacionamento. Mostrar para o homem os sinais que o cão está emitindo e apresentar para o cão o que seu dono quer, tornando a comunicação mais fluida.

Muitas vezes, se escuta sobre o adestramento frases como: “Não quero que meu cão seja de circo, eu só quero que ele me obedeça”; “Adestramento é para cachorros grandes, de guarda e o meu é bonzinho”; “Tenho medo de que meu cão não goste mais de mim”.

De fato, seu cachorro será treinado por meio de truques e recompensas, porém, isso estimula tanto física como mentalmente o seu cão. Essa é a melhor ferramenta para trabalhar com a comunicação de duas espécies completamente distintas, com uma convivência cada vez mais estreita.

Com treinos de comandos, passeios, socializações e brincadeiras, treinamos limites e autocontrole. Reforçamos o comportamento correto e alteramos o errado.

O adestrador pode te orientar sobre a melhor atividade para o seu cão, a como se exercitar tendo seu pet como companheiro, ou então, a como fazer para que ele aprenda a obedecer e a respeitar os limites.

Aos poucos, a sintonia entre vocês ficará cada vez melhor, proporcionando um bem-estar para vocês e todos a sua volta.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn