Cinco curiosidades sobre o comportamento canino

https://www.flickr.com/photos/dave_see/8523607444/
https://www.flickr.com/photos/dave_see/8523607444/

Apesar de sabermos muitas coisas sobre como funciona a cabeça dos cães, ainda existem diversos mistérios sobre o comportamento canino a serem desvendados. Muitas vezes, acreditamos que certas atitudes dos peludos significam algo em específico, porém, estamos muito enganados!

Nossos especialistas separaram algumas curiosidades sobre o comportamento canino para te ajudar no dia a dia com o seu amigão.

1. Toca

Para a maioria dos cães, os passeios de carro são incríveis. Os peludos amam estar dentro do automóvel e, por isso, ficam tão agitados todas as vezes que percebem que um passeio acontecerá.

Mas, por que será que eles gostam tanto? A resposta é simples: o carro é como uma toca do grupo, onde toda a família dele está sempre reunida. Andar de carro faz com que o seu cãozinho se sinta protegido e parte integrante do grupo. A voltinha de carro acaba se tornando um bônus!

Apesar disso, existe uma pequena parcela de cães que não gostam dessa experiência, simplesmente por associarem os automóveis a coisas ruins, como medo ou enjoo, por causa do movimento do carro.

2. Assento nobre

Ainda falando sobre os automóveis, os cães normalmente escolhem um “assento nobre” dentro do veículo. Geralmente, quando deixados sozinhos dentro do carro, os animais se dirigem ao assento do motorista, pois percebem que aquele é o lugar mais disputado do carro.

Esse assento também está impregnado com o cheiro das pessoas que ele mais gosta, odor que ajuda o pet a relaxar enquanto fica sozinho.

3. Lambidas de amor

Os cães têm mania de lamber o rosto das pessoas e, muitas delas, ainda pensam que essa é uma forma de demonstrar afeto. Mas, estão muito enganadas!

Ao contrário do mito, os peludos costumam dar lambidinhas no rosto dos seus tutores para descobrir o que eles comeram naquele dia.

Além disso, muitos outros comportamentos comuns dos cães são interpretados como forma de demonstração de afeto e não é bem assim. Na verdade, a conexão entre cães e os seus tutores se dá através do olhar. Nossos especialistas falaram mais sobre o assunto neste artigo.

4. Cães adivinhos

O senso comum entre os donos de animais é que os seus bichinhos são capazes de perceber quando eles estão tristes ou se sentindo mal. De acordo com um estudo publicado pelo jornal científico Biology Letters, isso pode ser verdade.

Falamos mais sobre o assunto neste artigo.

5. Cães que encaram

Você está em casa, fazendo alguma coisa e, de repente, o seu cachorro começa a te encarar, como se estivesse pronto para dizer alguma coisa. Isso já aconteceu com você?

Os peludos fazem isso como uma forma de demonstrar que esperam algo, seja uma função, comida, carinho, atenção ou brincadeira.

A observação é muito importante, pois é difícil perceber o que é exatamente que o seu pet quer de você. Alguns usam a tática de seguiremos  seus donos por todos os cantos, pois são controladores e querem ter certeza de que você estará por perto. Mas nem sempre é o caso das encaradas.

Por essas e outras, é muito fundamental prestar atenção aos sinais que o seu companheiro canino está passando, para que você saiba como lidar com as necessidades dele.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn