Buster, um labrador preto de 4 anos de Oklahoma, EUA, passou por uma transformação impressionante ao desenvolver vitiligo, uma condição rara em cães que causa perda de pigmentação na pele e nos pelos. Inicialmente com pelo preto, Buster ficou completamente branco dois anos após o diagnóstico.
Seu tutor, Matt Smith, observou as primeiras manchas brancas ao redor da boca e do queixo de Buster, que gradualmente se espalharam por todo o corpo. Segundo Matt, houve um momento em que Buster ficou careca em algumas áreas antes de seu pelo crescer novamente, dessa vez branco.
O vitiligo, que também afeta humanos, é uma doença autoimune ou hereditária que destrói as células produtoras de melanina, levando à despigmentação. É mais comum em raças como Rottweiler, Dachshund e Pastor Alemão
Apesar de causar uma mudança estética, o vitiligo não costuma ser doloroso e afetar de forma significativa a saúde geral dos cães. Também não tem tratamento, mas é importante procurar um veterinário para um diagnóstico preciso ao notar manchas brancas no seu pet.
Socialize seu filhote: 6 estímulos que ele precisa conhecer do jeito certo
Um dos assuntos que mais gera dúvida nos tutores é a socialização dos filhotes! Primeiramente, é importante entender que existe um período chamado de socialização