Buster, um labrador preto de 4 anos de Oklahoma, EUA, passou por uma transformação impressionante ao desenvolver vitiligo, uma condição rara em cães que causa perda de pigmentação na pele e nos pelos. Inicialmente com pelo preto, Buster ficou completamente branco dois anos após o diagnóstico.
Seu tutor, Matt Smith, observou as primeiras manchas brancas ao redor da boca e do queixo de Buster, que gradualmente se espalharam por todo o corpo. Segundo Matt, houve um momento em que Buster ficou careca em algumas áreas antes de seu pelo crescer novamente, dessa vez branco.
O vitiligo, que também afeta humanos, é uma doença autoimune ou hereditária que destrói as células produtoras de melanina, levando à despigmentação. É mais comum em raças como Rottweiler, Dachshund e Pastor Alemão
Apesar de causar uma mudança estética, o vitiligo não costuma ser doloroso e afetar de forma significativa a saúde geral dos cães. Também não tem tratamento, mas é importante procurar um veterinário para um diagnóstico preciso ao notar manchas brancas no seu pet.
Você sabia que os pets também podem doar sangue?
Você sabia que seu pet também pode ser um herói? Hoje, 14 de junho, é Dia Mundial do Doador de Sangue, então, nada mais justo