Cabo de guerra: brincar ou não com o seu cão?

blog-autor-oliver-taguada-so

Photo credit: carterse / Foter / CC BY-SA
Photo credit: carterse / Foter / CC BY-SA

A brincadeira de cabo de guerra com o cão é um tema que divide muito as opiniões de quem convive com eles. De um lado, dizem que pode incentivar a agressividade e a possessividade nos nossos amigos peludos. Do outro lado, dizem que é uma forma divertida de gastar energia e interagir com o cão. E você, de que lado está?

Se você tomar algumas medidas simples, o cabo de guerra pode ser sim uma brincadeira muito interessante tanto para você quanto para seu cachorro. Ela pode ensiná-lo a se controlar, se concentrar e a ouvir você em situações de muita animação, pode ajudar a estreitar ainda mais o relacionamento entre vocês, além de entreter e gastar muita energia dele.

Primeiro, é preciso ensinar seu cão a pegar um brinquedo adequado para o cabo de guerra. Não incentive a brincadeira com itens que ele não poderá pegar futuramente, como roupas e calçados, por exemplo. Segure o brinquedo na frente dele e diga “pega”. Quando ele morder o brinquedo, dê um petisco como recompensa. Repita até ele pegar facilmente.

Muitos cães já pegam naturalmente objetos e você não precisará ensinar. Mas, é importante que você só permita que ele pegue o brinquedo quando der o comando. Se ele pular para pegar sem o comando, você pode largar o brinquedo e sair de perto dele, ignorando-o por um tempinho. Ele verá que perde sua atenção e interação quando faz isso.

Quando ele estiver pegando o brinquedo sob comando, comece a brincadeira do cabo de guerra. Agora, você vai precisar ensinar seu cachorro a soltar o brinquedo sob comando também. Assim, você terá controle sobre a brincadeira. Enquanto estiver na brincadeira, pegue um pedaço de petisco, que já precisa estar no bolso ou por perto, diga “solta” e aproxime o petisco do focinho dele. Ele soltará o brinquedo e ganhará o petisco como recompensa. Repita isso várias vezes para ele aprender o comando de soltar.

Alguns cães perdem o interesse no brinquedo quando há comida por perto. Então, tente usar outro brinquedo que ele goste muito como recompensa por soltar o primeiro. Caso seu bichinho morda você ou sua roupa, interrompa a brincadeira na hora e se afaste um pouco dele. Assim, você deixa claro para ele que esse comportamento não é aceitável e ele perde a brincadeira quando faz isso.

Se seu cão é agressivo ou possessivo, ou você tem mais de um cão em casa, é preciso tomar cuidado para evitar acidentes. Faça treinos mais específicos antes de começar a brincar de cabo de guerra ou conte com a ajuda de um adestrador da Cão Cidadão.

E, então, que tal brincar de cabo de guerra assim com seu amiguinho peludo? Aproveite essas dicas e boa diversão para vocês.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn