A idade chega para todos, inclusive para os bichanos. O envelhecimento pode provocar algumas alterações comportamentais e fisiológicas no gato, o que requer atenção do dono.
Na parte comportamental, a partir dos 12 anos, já podem ser notadas alterações no modo de agir do gatinho. Muitas vezes, os bichanos idosos se tornam ainda mais seletivos com a alimentação. Uma dica interessante é aquecer um pouco de ração úmida para torná-la mais atrativa pelo aroma.
Nessa fase, o gato pode se tornar também menos ativo do que o normal, com menos habilidade para escalar e subir em lugares altos. Sendo assim, é preciso verificar o local que ele gosta de ficar e, se um lugar alto, permitir que o acesso a ele seja fácil, colocando rampas ou prateleiras.
Como todo amante de gato sabe, eles são sensíveis a mudanças no ambiente e na rotina. e essa característica pode se tornar ainda mais evidente durante a velhice. Procure, então, evitar alterações bruscas na rotina e no ambiente do felino, mesmo que isso signifique uma simples mudança de um objeto do lugar. Se for absolutamente necessária, o ideal é fazer a modificação com o gato em um ambiente separado.
Retribua toda a alegria e os bons momentos ao lado dele com o essencial: carinho e cuidado!
Confira mais dicas em Artigos.