De acordo com o especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, os cães sobem nos móveis porque foram ensinados ou são recompensados ao subirem. Quando o cão pula no sofá, por exemplo, além de conseguir a nossa atenção, o próprio sofá o recompensa, pois torna a sonequinha dele superconfortável.
O primeiro passo é impedir que ele seja recompensado ao pular. Não deixar a comida espalhada em cima dos móveis é uma providência óbvia, mas como impedir que o sofá não torne a soneca de seu cão mais agradável?
Ao sair de casa, coloque algo que o torne desconfortável, dessa forma, o pet não subirá no sofá. Com essa prática, alguns cães, após algum tempo, perdem o hábito de subir nos móveis, enquanto que outros, assim que percebem que a situação mudou, voltam a se comportar da mesma forma.
Outra dica importante: se os membros da família decidirem que o cãozinho não deve subir em determinado móvel, todas as pessoas devem ter a mesma postura. Dessa forma, o aprendizado do cão é mais fácil, pois as regras ficarão bem claras, e o pet saberá exatamente o que é esperado dele!
Com o suporte do livro “Adestramento Inteligente”. Confira mais em Artigos.