Nessa época do ano, muitos tutores relatam que suas casas ficam tomadas pelos pelos de seus peludos. Pois saiba que, a não ser que a queda de pelos esteja excessiva a ponto de deixar falhas ou existam outros sintomas associados (casos em que o veterinário deve ser consultado!), isso é esperado! Com a chegada do outono no final deste mês, é chegado também o momento de troca de pelagem, o que significa que os pelos mais finos vão começar a cair bastante para darem lugar a pelos mais grossos que possam aguentar melhor as baixas temperaturas.
Esse fenômeno acontece também com a chegada da primavera, e a queda fica ainda mais evidente no caso de pets com pelagem curta, pois os pelos completam seu ciclo mais rapidamente e caem mais para se renovar.
A boa notícia é que assim que as temperaturas ficam mais constantes, a queda costuma diminuir. Ainda assim, há algumas estratégias para minimizar o problema no ano todo, como:
Oferecer uma ração de qualidade (de preferência super premium) ou alimentação natural prescrita por veterinário nutrólogo
Não dar banhos demais no animal para manter as barreiras naturais da pele
Suprir as necessidades físicas e mentais do animal, para evitar estresse
Escovar regularmente os seus pelos