Por Katia de Martino, adestradora da equipe Cão Cidadão.
Quem tem mais de um cão provavelmente já passou por uma situação em que, ao fazer carinho em um deles, o outro aparece, rosna e, em alguns casos, até ataca.
É comum acreditarmos que o nosso cão está com ciúmes, e até acharmos que eles estão nos dando um “prova de amor”. Na verdade, isso se chama possessividade.
O ciúme é um sentimento humano e não existe no mundo animal. O sentimento de posse dos cães pode ocorrer com pessoas, outros cães e até mesmo com objetos, como um osso, por exemplo. E como lidar com esse comportamento?
Imaginemos a seguinte cena: seu cão Totó está com você no sofá da sala e, de repente, chega a Fifi querendo interagir com vocês. Totó rosna e tenta mordê-la. Nesse momento, Totó precisa perder o que ele mais quer: o seu colo e a sua atenção. Tire-o do seu colo e coloque-o no chão.
Da próxima vez, antes do Totó rosnar, você deve agradá-lo muito quando notar que a Fifi irá se aproximar. É fundamental que ele entenda que não terá a atenção dividida, mas dobrada na presença de outro cão.