Muitos tutores têm a certeza que seus pets sabem muito bem quando erraram, pois fazem a famosa cara de culpados. Porém, especialistas em comportamento animal já provaram que o olhar acontece, na verdade, porque os cachorros – que são excelentes leitores corporais – aprenderam a interpretar as nossas expressões e tom de voz. Além disso, também aprenderam formas de nos “dobrar”. Então, eles conseguem saber quando estamos nervosos e como devem se portar para amenizar a bronca e ganhar agrados.
Mas isso não significa que eles nunca entendem quando erram! Eles entendem, sim, se a bronca ou sinalização forem dadas exatamente na hora do erro. Isso porque, de acordo com estudos científicos, a memória episódica dos cães dura pouquíssimo tempo. Isso significa que, se você chegar e encontrar um chinelo destruído, por exemplo, ele não só não vai entender o motivo da punição, como pode usar a já citada “cara de culpado” para apaziguar a situação. Ou seja, esse tipo de bronca não tem nenhum valor e, de quebra, pode abalar a relação entre você e o peludo.⠀
⠀
Dessa forma, como muitos erros costumam acontecer quando não estamos por perto, a forma mais eficaz de ensinar o pet é, em vez de dar bronca, associar os comportamentos certos a reforços positivos, como petiscos, carinho, elogios e brincadeiras!