O que é agressividade?

O seu pet está demonstrando um comportamento agressivo? É preciso saber que muitos podem ser os motivos que levam um cachorro a se tornar agressivo e até a atacar alguém ou outro animal. O primeiro passo para aprender a lidar com esse desvio de comportamento é saber qual o tipo de agressividade que o seu cachorro apresenta.

Muitas pessoas têm ideia errada sobre a agressividade canina. Acreditam que determinadas raças nunca se tornam agressivas ou que o cão tratado só com amor e carinho jamais morderá ou será agressivo.

Para a maioria das espécies, a agressividade é fundamental para a defesa do território, dos filhotes, da comida e até da posição hierárquica. Na grande maioria dos bichos, o comportamento agressivo é inato, pelo menos em parte, e pode aflorar somente em algumas situações ou fases da vida.

É o caso dos cães machos que, na puberdade, começam a brigar com outros cães machos. E dos filhotes, que se tornam agressivos ao disputarem o leite da mãe ou ao tentarem garantir que o sono não seja perturbado pelos irmãozinhos.

A agressividade pode ser dividida em classes, que podem ser entendidas e controladas. Sendo elas territorial, possessiva, por medo ou por dominância.

Como fazer para que o cão goste da casinha?

cao-gosta-casinha_interna

Para os cães, a casinha é mais do que proteção contra o vento e a chuva. É o lugar em que eles se sentem completamente protegidos. Um espaço realmente deles.

Segundo o especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, todos os cachorros devem ter uma casinha, porque eles gostam e se sentem seguros.

“Quando ele pega um osso ou alguma coisa que não quer que ninguém mexa, ele vai para a casinha. É o espacinho privado dele”.

Ainda de acordo com o especialista, a casinha deve ser colocada em um local próximo ao que os donos ficam.

Confira aqui o áudio completo da entrevista.

NÃO VÁ AINDA!!

Agende agora mesmo uma primeira avaliação gratuita com orientações (on-line ou presencial) com um dos nossos adestradores!!