Você sabe como os cachorros reconhecem a passagem do tempo?

O especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, explica!

Os cães têm uma noção de tempo relativamente boa, porém, algumas vezes, as pessoas podem achar que que eles agem de maneira mais precisa do que realmente fazem.

Segundo o especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, os cachorros gravam os episódios que acontecem no dia a dia. “No domingo, por exemplo, há menos trânsito e o ar está mais puro. Os animais associam esses fatos e podem agir de forma diferente. Eles não ‘contam’ os dias, mas usam esses sinais para diferenciar um período do outro”.

Mas, por que eles fazem tanta festa quando os donos voltam para a casa, apesar de eles estarem ausentes por apenas alguns minutinhos? “Esse comportamento está associado à importância que o cachorro dá pela união do grupo”, explica Alexandre, que diz que essa atitude não está relacionada ao tempo de ausência, propriamente dito.

Ouça a entrevista completa que Alexandre Rossi seu sobre o tema, clicando aqui.

Já massageou seu bichano hoje?

massagem-gato_interna

Durante a massagem, o bichano associa o prazer que está sentindo com a presença, o cheiro e a voz do proprietário. Com o tempo, ele acaba se deixando tocar em mais lugares, à medida em que percebe que não corre riscos. A massagem faz com que o gato confie cada vez mais no dono, além de relaxá-lo!

Como fazer?

Não é preciso ser um expert para começar a fazer a massagem no animal. Veja aqui as dicas completas.

Mas, atenção: não force o gato a aceitar uma massagem mais prolongada do que ele está disposto a aceitar ou exija que ele continue deitado contra vontade! Não há problema se, no início, você dividir a massagem em várias sessões, até conseguir que o gato seja massageado por inteiro.

NÃO VÁ AINDA!!

Agende agora mesmo uma primeira avaliação gratuita com orientações (on-line ou presencial) com um dos nossos adestradores!!