Diferentemente dos cães, os gatos não se adaptam facilmente a ambientes diferentes. Os bichanos se sentem inseguros, a princípio, em locais desconhecidos, repletos de sons e cheiros diferentes, pois faz parte do comportamento deles conhecer e poder controlar o ambiente onde estão, para então relaxar e ficar à vontade.
Por isso, antes da viagem, é preciso levar o gatinho para dar alguns passeios na caixa de transporte, para ele já ir se acostumando. Isso significa que não basta levá-lo à casa de um amigo, por exemplo, e querer que o bichano saia imediatamente da caixa. É preciso deixá-lo explorar o ambiente, no tempo dele.
Esses passeios curtos incluem também estar dentro do carro, na caixa de transporte. Quanto mais o gato for exposto a esses estímulos rotineira e previamente, com associações positivas a essas experiências, maiores serão as chances de ele se sentir confortável em uma viagem com a família.
Quando chegar ao local, coloque a caixa de transporte em um local tranquilo e permita que o felino explore à vontade, sem forçá-lo a nada. É muito importante verificar os itens de segurança: janelas, portas e rotas de fuga para a rua devem ser mantidas fechadas, pois gatos assustados podem escapar facilmente! Durante todo o período da viagem, é importante sempre ficar atento a esse detalhe e manter uma coleira com placa de identificação no gatinho.
Confira mais detalhes em Artigos.