Os cães, enquanto viveram livres, em sua condição natural, eram obrigados a aproveitar cada chance que tinham para comer, independentemente do local ou da hora. Por outro lado, os cães dominantes, pelas leis da matilha, têm o poder de impedir os demais de se alimentarem ou mesmo de proteger a própria comida. Portanto, se você for líder da matilha, ficará mais fácil para seu cão aprender a respeitar sua comida.
O seu cão pode estar roubando o alimento sem ter a menor ideia de que está fazendo algo errado. Mas, se ele é inocente, por que só rouba quando você se distrai ou sai para fazer alguma coisa? A resposta é simples: ele acha que pegar comida enquanto você está olhando é errado, pois leva uma bronca, mas, quando você se distrai, é certo, já que nada acontece, e a comida continua tendo um gosto ótimo. Quando ele está “roubando” a comida e avista você, ele sai correndo, pois sabe que as regras do jogo mudam na sua presença. Mais uma vez, a solução é despersonalizar a punição.
O próprio ato se autorrecompensa
Muitos atos, que são problemas de comportamento, automaticamente recompensam o cachorro, e é por isso que eles continuam a agir de tal modo. O seu cão será automaticamente recompensado sempre que conseguir roubar e comer algum alimento. É equivalente a quando ele se senta e recebe de nós um petisco – sempre que ele rouba, também recebe.
Considere a hipótese de não deixar nenhum alimento ao alcance ou disponível para seu cão. Assim, ele não criará o hábito de roubar comida.
Fonte: Trecho retirado do livro Adestramento Inteligente, de Alexandre Rossi.