Para continuar habilite o JavaScript






Copa: superando o medo de fogos!

Postado por Cão Cidadão em 15/mai/2014 - 1 Comentário

copa-medo-fogos_internaA Copa está chegando e quem vai sofrer com os barulhos dos fogos serão os cãezinhos que morrem de medo de barulhos altos. Falta menos de um mês para o grande campeonato de futebol, por isso, é preciso se preparar para ajudar o amigão a enfrentar, sem problemas, esse período.

Por que eles ficam tão apavorados? 

Para os pets, barulho muito alto pode significar perigo. Por isso, alguns animais tentam fugir de tais sons. Estrondos passam a ideia de que algo “grande” se aproxima.

Como ajudá-lo? 

Com treinamento, é possível aliviar esse medo. No entanto, é necessário ter muita paciência, já que será preciso seguir, passo a passo, bem devagar, a sequência da dessensibilização para ajudar o pet.

Se possível, pegue um brinquedo que ele gosta e um petisco, e tente deixá-lo relaxado. Quando começar a surgir o barulho, é natural que o cachorro vá atrás do dono pedindo conforto. Se você o segura no colo, ele entenderá que essa é uma situação realmente perigosa. Se você transformar o momento em uma brincadeira, associar os fogos a uma situação prazerosa, o comportamento começa a melhorar.

Acostumando aos poucos

• Grave o som dos fogos e demais barulhos que o animal tem medo e os coloque para tocar, inicialmente, em um volume que o cão não se assuste ou mesmo se incomode.

• Assim que começar o som, o pet deve ser recompensado com petiscos ou uma brincadeira. A intenção é que, ao ouvir o barulho, o animal o associe, imediatamente, com algo positivo.

• Aos poucos, vá aumentando o volume do som, respeitando sempre o limite em que o cachorro não se incomode com o barulho.

• Para saber se o condicionamento está ocorrendo de forma eficiente, observe o seguinte: assim que ele escutar o som, ele deve vir feliz buscar sua recompensa.

É preciso fazer esse treinamento várias vezes e, aos poucos, ir introduzindo novos estímulos, como outros sons que ele tenha medo.

Confira o artigo completo aqui.

Minimum 6 characters

Receba dicas e novidades

No seu e-mail!




Navegue pelo site