Para continuar habilite o JavaScript






Linguagem canina

Postado por Cão Cidadão em 05/dez/2013 - Sem Comentários

linguagem-canina_internaOs cães nos testam continuamente para saber quem é o líder. A liderança é assegurada por atitudes e posições que formam a linguagem canina. A seguir, daremos alguns exemplos da linguagem usada pelos cães e seus significados:

1) Um cão pode rosnar e ameaçar brigar até que o opositor saia de perto, corra ou fique em uma posição que queira dizer: “Ok, você é o chefe”. Esse é o sentido das posições vulneráveis, que permitem ao vencedor fazer o que quiser. Existem duas posições clássicas: ou o animal vencido se deita com a barriga virada para cima ou se curva, mostrando a nuca. Em ambas, as orelhas ficam coladas à cabeça, e a ponta da língua pode ser colocada para fora diversas vezes.

2) Também pode andar todo esticado em torno do oponente, com a cauda erguida e o pelo arrepiado. Isso significa: “Sou líder!”. Se o outro aceitar o domínio, irá assumir uma posição de submissão; se não aceitar a hierarquia proposta, partirá para a briga, até que haja um vencedor, ao qual o outro se submeterá.

3) Ou ainda sair pela rua urinando em postes e moitas, para demarcar o território com o seu cheiro. Os cães também costumam esfregar as patas no chão, próximo de onde urinaram, para deixar seu odor característico, pois possuem uma glândula nas patas, que produz sua marca registrada. Isso pode ser feito por machos e fêmeas.

Trecho retirado do livro “Adestramento Inteligente”, de Alexandre Rossi.

Minimum 6 characters

Receba dicas e novidades

No seu e-mail!




Navegue pelo site