Xixi no lugar certo é possível?

xixi

Por Malu Araújo, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão.

O xixi no lugar certo é uma das maiores reclamações dos donos de pets. E sim, é possível que eles aprendam e utilizem apenas um espaço para fazer as necessidades.

Muitas pessoas preferem e acreditam que o ideal é que o cachorro só faça xixi na rua, mas, na prática, não imaginam o quanto de dor de cabeça esse hábito pode ter: mesmo em dias de muita chuva os donos precisam sair, quando os tutores têm algum compromisso precisam passar em casa antes para levar o cachorro para fazer xixi, uma esticadinha depois do trabalho, para sair com os amigos, não é possível sem antes levar o pet para um passeio. Então, o ideal é que ele tenha um espaço em casa em que possa fazer as necessidades também.

O local ideal para preparar esse banheirinho é longe da comida, da água, da caminha e dos brinquedos dele. Os cães têm, por hábito, se afastar de onde comem, dormem e brincam para fazer xixi. Muitas pessoas acabam deixando tudo perto, como forma de facilitar para o cão saber onde estão as coisas dele, mas não é o ideal.

É sempre indicado usar alguma superfície que o cão identifique como sendo o banheiro. Pode ser o tapete higiênico, jornal ou grama sintética. Esse local deve estar sempre disponível para eles, por isso, cuidado para não fechar a porta ou manter o banheirinho em lugares muito barulhentos ou que sejam passagens frequentes de pessoas.

Machos gostam de levantar a pata, então, um cone ou o tapete higiênico preso pela lateral na parede ajudam a evitar erros.

Nunca dê bronca no seu cão caso ele faça as necessidades em um local errado, principalmente se for um filhote, pois o motivo do erro pode ser porque ele não sabe qual é o lugar certo e não um protesto contra você. Ensine-o com paciência e, se precisar, conte com o auxílio de um profissional de adestramento.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn