Considerado por muitos cientistas como o principal sentido dos cães, o olfato canino é muito poderoso e supera o de muitos animais na natureza, principalmente quando falamos de cachorros que foram criados para caça.
Dessa forma, fica ainda mais evidente a importância de proporcionar atividades que estimulem o faro dos peludos, para que eles possam usar os seus instintos naturais no dia a dia e ter mais qualidade de vida!
Esconder petiscos e brinquedos pela casa e incentivar o pet a a buscar, por exemplo, é algo simples e que pode fazer toda a diferença no seu bem-estar.
Quer saber mais sobre o superfaro dos cães? Confira abaixo:
1) Eles possuem o sistema olfativo dezenas de vezes melhor do que os seres humanos. Enquanto o cão pode chegar a 300 milhões de receptores olfativos (no caso de cães de caça), nós não passamos de 5 milhões!
2) Os cachorros conseguem cheirar separadamente com cada uma das narinas, o que permite que eles saibam de qual direção vem o cheiro.
3) Os cães têm memória olfativa. Isso significa que eles podem lembrar de lugares por onde passaram por causa dos cheiros, fazendo com que tenham um grande senso de localização.
4) O sistema olfativo canino possui uma área do cérebro 40% maior que a nossa, para que eles possam processar a quantidade enorme de informações capturadas.
5) Os cães podem identificar odores em concentrações 100 milhões de vezes menores do que o nosso nariz humano pode detectar. Por isso, são usados para farejar drogas, doenças e até pessoas desaparecidas.