Você mal coloca a comida no comedouro e o pet termina em poucos segundos, sem nem mesmo mastigar? Já teve algum alimento humano roubado da mesa ou pia? Precisa sempre lidar com o famoso olhar “pidão”?
Se você se identifica com essas cenas, saiba que esse comportamento não é nada saudável para os cães, pois pode causar problemas gastrointestinais, intoxicação alimentar e até mesmo obesidade, se acabarmos dando mais comida do que precisam ou alimentos que não são próprios para os pets.
Por isso, separamos a seguir algumas dicas para ajudar, confira:
1) Primeiramente, consulte o veterinário para verificar se o peludo está com a saúde em dia, no escore corporal correto e recebendo a quantidade de comida recomendada.
2) Aumente as atividades físicas e mentais diárias, para diminuir a ansiedade do pet.
3) Divida a quantidade diária em mais porções, ou seja, ofereça em 3 ou 4 vezes, em horários fixos. E não deixe disponível o dia todo!
4) Passe a servir de formas diferentes: em comedouros-brinquedo, em treinos e escondida pela casa como uma caça ao tesouro.
5) Ensine comandos como “senta”, “fica” e “ok” e use na hora das refeições para que ele se controle e só coma ao ser autorizado.
6) Logo antes das refeições da família, coloque o cão em uma caminha próxima da mesa e ofereça um brinquedo recheado. Se necessário, use um portãozinho para não deixá-lo com acesso à mesa. Ignore todos os pedidos de comida.
E conte com a equipe da Cão Cidadão para ajudar a educar o seu pet. Envie uma mensagem para saber mais.