Farejar faz parte da natureza canina, mas se o seu cachorro avista outro peludo desconhecido e imediatamente cheira o chão, provavelmente ele está tentando se comunicar e passar a mensagem: “oi, está tudo bem, você não me conhece, mas eu não ofereço risco a você”.
Esse comportamento é um dos chamados Calming Signals (ou Sinais Apaziguadores), nomeados pela pesquisadora norueguesa Turid Rugaas, que identificou e compilou em um livro 30 sinais corporais que os cães usam para apaziguar conflitos de forma não agressiva.
No caso de cheirar o chão (ou moita, árvore ou o que aparecer primeiro!), a comportamentalista explica que, ao mesmo tempo em que é usado para evitar o contato visual – que não é bem recebido por cães inseguros ou não amistosos –, também convida o outro animal a explorar o ambiente, desviando o foco da aproximação.
⠀
Contudo, nem sempre o sinal será capaz de tranquilizar os pets. Por isso, se algum deles não parecer confortável e convidativo, é essencial que os tutores afastem seus peludos e o impeçam de se aproximar! Mesmo que nosso pet não tenha traços de agressividade, é também nossa responsabilidade observar todas as interações para impedir que acidentes aconteçam! ⠀
Gostou de conhecer esse aspecto da comunicação canina? Continue contando com a equipe da Cão Cidadão para entender ainda mais sobre seu melhor amigo!⠀
Uma resposta para “Seu cão cheira o chão na presença de outros animais?”
Encontrei uma cadela filhote na rua. Ela é muito linda! Fiquei comovida com a situação na qual se encontrava , e a trouxe para casa na expectativa que encontrasse algum conhecido para adotá-la ,mas está sendo mais difícil do que imaginei… Infelizmente, não tenho como ficar com ela, pois onde moro não é permitido ter cães… Preciso de ajuda para conseguir um lar para a Mel (dei um nome que é a cara dela! Cor mel com olhos verdes).