Com o novo ano batendo às portas, é natural que todos comecem a fazer uma reflexão sobre o ano que passou e lembrar tudo de bom e ruim que aconteceu em 2015, inclusive o que poderia ter sido feito e não foi. Felizmente, o novo ano significa novas chances – inclusive, para mudar a rotina do animal de estimação.
Se assim que viu a palavra “promessas”, você já começou a pensar naquela lista de coisas que não conseguiu fazer, como, por exemplo, passear mais com o pet, cuidar da saúde do seu bichinho e etc, aproveite essa oportunidade para melhorar o convívio e a qualidade de vida dele no ano que se inicia.
Educação
A boa notícia é que você pode estreitar os laços com o seu animal de estimação e tornar a relação entre vocês ainda mais especial. O grande segredo de uma convivência harmoniosa e agradável com o pet é ter estabelecer uma comunicação clara com ele, ou seja, ele precisa saber o que pode ou não fazer. É aí que entra a ajuda do adestramento.
Adestrar o pet vai muito além de truques engraçados e comandos. Essa prática aproxima o dono do seu cachorro e faz com que eles se comuniquem melhor, mostrando os limites que o cão deve respeitar e o que se espera dele, mas sempre com muito carinho e dedicação.
Estímulos
Invista no enriquecimento ambiental para quando o pet tiver que passar um tempo sozinho. Disponibilize brinquedos interessantes, de diferentes formatos e texturas, que o incentivem a usar os seus sentidos.
Saúde
Invista em visitas mais frequentes ao veterinário e torne a alimentação dele mais saudável, isso tornará a qualidade de vida dele muito melhor. E nem pense em ficar se arrependendo porque não conseguiu passar um tempo de qualidade com o pet!
Pense em tudo o que você pode mudar no novo ano e faça! Arranje algum tempinho para levá-lo para um passeio no parque, brinque com o seu peludo com mais frequência e, principalmente, dê a ele muito carinho e atenção, pois é o que mais importa.
A equipe Cão Cidadão deseja a você um 2016 de muitos momentos bons ao lado do melhor amigo!