O Carnaval está aí, e alguns donos podem ter optado por viajar sem o pet. Ou mesmo, estejam planejando participar de eventos que exigirão que o animal fique períodos sozinho em casa.
Como agir com cachorros que sofrem com ansiedade de separação, ou seja, começam a destruir objetos na ausência do dono, latem de forma excessiva ou deixam de se alimentar de forma correta, quando ficam sozinhos?
Alguns donos incentivam o cachorro a ficar o tempo todo junto, no colo, no sofá e na cama, contribuindo involuntariamente para aumentar essa dependência. Outro comportamento do dono que é bastante prejudicial é quando, ao chegar ou sair de casa, ele faz uma festa. Isso incentiva ainda mais a ansiedade do cão.
O que fazer?
Uma das formas de melhorar a ansiedade de separação é tornar as chegadas em casa mais discretas. Ignore o cachorro até que ele se acalme e, ao notar que ele está mais tranquilo, faça um pouco de carinho. As saídas também devem ser tranquilas: nada de dramatizar!
É importante, neste treino, fazer a dessensibilização de certos comportamentos que acontecem quando o dono sai de casa, por exemplo, pegar as chaves, pendurar a bolsa, colocar os sapatos, abrir a porta etc. Assim, o cachorro ficará habituado a essas ações, sem demonstrar tanta ansiedade.
Estimule também o cachorro a ser mais independente. Não deixe ele te seguir por toda a casa, por exemplo.